Fabio Cannavaro

vídeo Vídeo: Cannavaro
(Coletânea de belos lances do jogador)

 Fãs do Ronaldinho, não adianta chorar, o prêmio de melhor jogador do mundo de 2006 entregue pela FIFA foi merecidamente (diga-se de passagem) para as mãos do italiano Fabio Mamerto Cannavaro, possivelmente pela sua excelente atuação na copa do mundo da Alemanha (o qual ele já ganhou a bola de prata).

 E o Cab, como sempre, decidiu fazer um especial sobre esse excelente jogador, a começar pelo vídeo (que tomada de bola de calcanhar é aquela?!) que a tempos tenho vontade de postar, mas que evitei pelo fato de querer apenas expor a habilidade dos jogadores brasileiros. Agora temos que concordar (principalmente depois de assistir o vídeo), o cara fez por merecer e batalhou pelo seu espaço aqui no PortalCab. =D

 Segunda a Globo.com, Fabio Mamerto Cannavaro nasceu em Nápoles no dia 13 de setembro de 1973. Já passou por vários clubes, entre eles o Napoli (1991-95), Parma (1995-2002), Internazionale (2002-04), Juventus (2004-06) e hoje em dia defende as cores (ou falta delas) do Real Madrid. 2006 sem dúvidas foi um ano especial para esse jogador: Conquistou a copa do mundo (defendendo a Itália), o prêmio de melhor jogador do mundo da fifa e a bola de ouro de melhor jogador da Europa e, como se não bastasse, a mulherada ainda escolheu ele como o jogador mais sexy da copa do mundo. Vida boa... ¬¬

 Com 1,75m de altura, Cannavaro é considerado um zagueiro de baixa estatura, mas consegue compensar com muita impulsão e disposição (e que disposição, em um exemplo bem The Sims, o cara começou sua carreira como gandula! Sim, ele foi gandula na copa de 90 na Itália). Além disso, tem um senso de posicionamento impressionante. É um líder em campo e capitão da seleção italiana.

 Mas a carreira do zagueiro tem uma mancha negra. Em 1998, o jogador foi flagrado em um exame antidoping por um hematócrito (que eu não faço a menor idéia do que seja e confesso está com preguiça de pesquisar na Wikipédia) muito elevado. Acabou suspenso. Um ano depois, ficou marcado por um vídeo amador feito por ele mesmo. Na véspera da final da Copa da Uefa contra o Olympique de Marselha, Cannavaro aparecia nas imagens injetando, com a ajuda de uma médico, uma substância estimulante chamada "Neoton", que não é considerado doping. Mais tarde, apesar da polêmica, ficou comprovado que era brincadeira dos jogadores.

 Apesar de ter uma ficha nada exemplar, Cannavaro está longe de ser um "bad boy". É simpático, brincalhão e tem o respeito de todos os companheiros. O zagueiro começou a despontar no Parma. Ao lado do goleiro Buffon e do francês Lilian Thuram uma das mais fortes linhas de defesa do Campeonato Italiano. Em 1999, conquistou os primeiros títulos pelo Parma: a Copa da Itália, a Copa da Uefa e a Supercopa italiana. Em 2004, transferiu-se para o Juventus, onde conquistou duas vezes seguidas o Scudetto.

 Pela seleção italiana, foi vice-campeão da Eurocopa em 2000, quando foi derrotado para a França por 2 a 1, em um jogo dramático, em Roterdã. O troco veio este ano na Alemanha, quando a Itália venceu a Copa em cima da França. Cannavaro já disputou três Copas do Mundo. Além de 2006, o zagueiro esteve em 1998, quando participou de todos os jogos da seleção, que acabou eliminada nas quartas-de-final pela anfitriã, nos pênaltis; e de 2002, quando a Itália foi eliminado pela Coréia do Sul, anfitriã junto com o Japão, nas oitavas-de-final.

 Parando pra imaginar agora, é desleal a "duplinha" de zaga da seleção italiana, Cannavaro e Alessandro Nesta, só uma seleção como o Brasil (no auge, como foi na copa das confederações) pra tentar criar alguma situação de perigo por aí, como se não bastasse também, ainda tem Buffon no gol pegando tudo, to fora. =P

 A fonte dos textos acima são a Wikipédia nova janela e Globoesporte.com nova janela. =)

     Compartilhe esse post em seu Twitter, Facebook, orkut ou onde preferir! =)
12 comentários sobre o assunto
Gol de bicicleta do Ronaldinho Gaúcho Até quando teremos que lidar com os erros de arbitragem no futebol?