Pearl Jam

 Atenção fãs do Pearl Jam, agora a banda tem um espaço no nosso querido Portal Cab e no nosso ainda em testes play.portalcab.com. Agora você pode assistir ou baixar os 7 clipes da banda que encontramos no site oficial deles. Os videoclipes são: Alive, Do The Evolution, Even Flow, Jeremy, Love boat Captain, Thumbing My Way e You Are. Juntos eles garantem diversão a base de Pearl Jam por alguns minutos.

 Esse post foi feito especialmente pra minha patroa Paulota, que é fã de Pearl Jam e que quer casar com o vocalista da banda. Abaixo você ainda pode ver fotos da banda e ler como tudo começou numa biografia que achei na internet. =)

 Em 1988, com o fim do Green River, Gossard e Ament formaram o Mother Love Bone ao lado do vocalista Andrew Wood. Pouco antes do lançamento de seu álbum de estréia, Apple, em 1990 (relançado em 92 com o tà tulo Mother Love Bone), Wood morreu và tima de overdose, levando o MLB a se dissolver. No mesmo ano, Gossard e Ament se juntaram ao guitarrista Mike McCready e começaram a fazer algumas jam sessions. Os trás gravaram uma fita demo, entregue por Jack Irons (ex-baterista do Chili Peppers e que depois chegou a tocar com o PJ) ao então frentista Eddie Vedder, que gravou os vocais e a enviou de volta ao trio de Seattle. Eles adoraram o que ouviram e convidaram Vedder a se juntar ao grupo, na época intitulado Mookie Blaylock.

 Com a inclusão do baterista Dave Krusen, o quinteto fez seu primeiro show no Off-Ramp, em Seattle. No final de 90, a banda gravou sua primeira demo e mudou o nome para Pearl Jam. Assinaram com a gravadora Epic e gravaram, em 1991, o que viria a ser pouco depois seu disco de estréia, o já clássico Ten. Nesse meio tempo, Krusen abandonou o barco, sendo substituà do por Dave Abbruzzese. Ten foi lançado e se tornou um enorme sucesso, chegando ao segundo posto do Top 200 da Bilboard. Canções como "Alive", "Even Flow", "Jeremy" e "Black" invadiram as paradas e a MTV, alçando a banda ao estrelato.

 Em 1993, o grupo colocou nas lojas seu segundo álbum, Vs, que vendeu quase 1 milhão de cópias somente na semana de lançamento. No ano seguinte, Abbruzzese foi chutado da banda sem maiores explicações. O terceiro disco, ainda com a participação do baterista, Vitalogy, foi lançado no mesmo ano e alcançou sucesso de venda similar aos anteriores. No começo de 95, o antigo chapa Jack Irons foi efetivado nas baquetas. No final do ano, o grupo de Seattle realizou um antigo sonho e gravou um disco (Mirror Ball) acompanhando o herói Neil Young.

 Em 1996, saiu o quarto álbum, No Code, entrando direto no posto número um do Top 200 da Billboard. Dois anos depois o grupo deu ao mundo seu quinto trabalho, Yield. Enquanto isso, Jack Irons largou a banda alegando problemas de saúde e foi substituido do pelo ex-Soundgarden Matt Cameron.

 No final de 98 foi a vez do primeiro álbum ao vivo da banda, Live On Two Legs, chegar Ã� s lojas. Em 1999, a cover de "Last Kiss", gravada no fim de 98 para um single a ser distribuido do exclusivamente ao fã-clube como presente de Natal tornou-se o maior sucesso comercial da banda em toda sua história.

 Em maio de 2000, Binaural, o sexto e mais sombrio álbum de estúdio do grupo foi lançado. Na sequencia, o PJ partiu para uma extensa turná na Europa, com um saldo trágico. Durante a apresentação no festival de Roskilde, na Dinamarca, uma confusão na frente do palco deixou nove mortos. Abalada, a banda anunciou que iria se afastar por um tempo de grandes festivais.

 Em agosto, com os ânimos refeitos, o Pearl Jam iniciou a parte norte-americana da turná. No más seguinte 25 álbuns duplos ao vivo com todas as performances européias (excetuando-se a de Roskilde) foram lançados, numa iniciativa inédita e surpreendente.

 Em 2001, o PJ se superou e lançou nada mais do que 47 (!?!) discos duplos com os registros das apresentações nos Estados Unidos. Ainda com muita energia, os caras lançaram o Riot Act em 2002, sétimo álbum de estúdio e, continuando a turná em 2003, o Pearl Jam lançou mais alguns álbuns ao vivo de seus shows na Austrália, Japão, Nova York e México. Inclusive um desses shows foi transmitido simultaneamente pela Rádio Rock no dia 19 de julho de 2003 e posteriormente virou um Álbum Rock especial. O show transmitido foi o de Cidade do México, com mais de trás horas de duração.

 Em fevereiro de 2003 o Pearl Jam Lançou o álbum Lost Dogs, uma coletânea feita só de sons inéditos! Os dois CDs contém raridades tiradas dos arquivos da banda que eram apenas tocadas em shows e foram finalmente gravadas em estúdio.

     Compartilhe esse post em seu Twitter, Facebook, orkut ou onde preferir! =)
17 comentários sobre o assunto

Exibindo os 10 comentários mais recentes. Veja todos os 17 comentários ou deixe o seu comentário.

James Blunt - Goodbye My Lover