O Portal Cab sempre reuniu um conteúdo diversificado visando sempre a felicidade do usuário. Agora está na hora de falar sobre um assunto sério que não só visará sua felicidade por estar ajudando alguém mas também a de outras pessoas, em especial crianças que merecem ser bem felizes. =)

 Por que não apoiar uma organização não governamental sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para a construção de um mundo onde todas as crianças realizem seu pleno potencial, em sociedades que respeitem os direitos e a dignidade das pessoas? E é isso que o Portal Cab está fazendo agora, apoiando essa idéia. Peço do fundo do meu coração que dedique alguns minutos da sua vida para ler o texto ou o site dessa ONG e conhecer o projeto, se você ainda é novinho, chame seus pais para lerem sobre tal assunto e mostre que não só está perdendo tempo vendo besteiras na internet. =)

 Sobre o projeto

 Imagine crianças do agreste de Pernambuco se comunicando com pessoas de diferentes partes do Brasil e do mundo e com elas construindo uma relação de amizade e solidariedade. Essa combinação será possível através do Patrocínio de Crianças da organização não-governamental Plan, que desde 1937 une, por meio de correspondências, crianças e Patrocinadores de 16 países estrangeiros. E agora do Brasil também, com o lançamento da Campanha de Patrocínio de brasileiros à crianças brasileiras, que será nesta segunda-feira (13) e contará com a presença do diretor-executivo internacional da Plan, Tom Miller.

 A micro-região de Garanhuns – que apresenta os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado e alta taxa de mortalidade infantil – é uma das novas áreas escolhidas para expansão do trabalho da ONG, uma das 10 maiores organizações internacionais do mundo. A meta é que 1100 crianças sejam patrocinadas neste lugar, até julho de 2007. As novas filiações estão previstas para ter início, a partir de julho de 2006. Outra área de expansão no Brasil será o município de Codó, no Maranhão com a filiação de 3100 até o mesmo período.

 Os Patrocinadores são pessoas físicas que fazem contribuições financeiras mensais e estabelecem uma relação de amizade com a criança e família patrocinada através da troca de cartas, fotos, presentes e eventuais visitas. No entanto, o Patrocínio viabiliza não apenas a construção de relacionamentos entre povos diferentes, mas também projetos de Desenvolvimento Comunitário Centrado na Criança e no Adolescente (DCCCA) – enfoque criado pela ONG e utilizado em diversos países do mundo. Nele crianças e adolescentes participam ativamente do seu desenvolvimento, planejando e implementando os projetos.

 “O Patrocínio permite que crianças e patrocinadores se relacionem de forma sadia e proporciona o intercâmbio cultural. Além disso, une mentes e corações num só ideal, viabilizando projetos de desenvolvimento de comunidades”, descreve Tom Miller.

 O Patrocínio de Crianças bem como os programas de Desenvolvimento Comunitário Centrado na Criança e no Adolescente (DCCCA) já acontecem, no Brasil, em Pernambuco e no Maranhão, desde 1997, quando a Plan começou a trabalhar no país. No Cabo de Santo Agostinho, um dos projetos baseados no DCCCA, por exemplo, é o Biblioteca Itinerante que visa formar leitores e usuários de bibliotecas de 24 comunidades através da capacitação de jovens educadores e voluntários que atuam como promotores de leitura. Lá, 5100 crianças são patrocinadas.

 Globalmente, mais de 1,2 milhões de crianças de 46 países são patrocinadas e mais de 1,4 milhões assistidas pelos programas da Plan. Esta grande Rede permite à Organização dar respostas e trabalhar questões sociais com a participação ativa da criança não apenas através do Patrocínio, mas também pelo enfoque de Desenvolvimento Comunitário Centrado na Criança e no Adolescente. Segundo Miller, o argumento de que não há tempo de consultar crianças não funciona nem mesmo em situações de desastre, como nas áreas afetadas pelo Tsunami, por exemplo. “Crianças e jovens são geralmente mais fortes, educadas, flexíveis e otimistas do que os adultos. Elas são recursos valiosos e não apenas vítimas vulneráveis. É hora da comunidade internacional reconhecer isso”, afirma.

 Plan no Brasil

Plan no Mundo

 Agora, se estiver disposto a ajudar visite o www.plan.org.br e conheça melhor essa ONG. Obrigado. =)

     Compartilhe esse post em seu Twitter, Facebook, orkut ou onde preferir! =)