Não acessa o PortalCab há um tempão? Não se preocupe, abaixo seguem outros posts que você pode ter perdido! =D

11/11/11

11:11:11 do dia 11/11/11

 Seria mais uma sexta-feira comum de uma semana atarefada se não fosse um pequeno detalhe que chamou a atenção de todo mundo, hoje é o dia: 11/11/11. É verdade que a data não é muito diferente de qualquer outra, você vai ter que trabalhar do mesmo jeito e provavelmente nada fora do ordinário ocorrerá em nossas vidas mundanas.

 Porém antes que você fique todo cético aí, existem motivos para comemorar ou, pelo menos, refletir a respeito da data. O primeiro é que algo assim, uma data completamente tomada pelo mesmo número, provavelmente só ocorrerá uma vez em sua vida, a não ser que você dê a sorte de viver por mais 100 anos. Em outras palavras, se você gosta de uma data significativa para um recomeço, como o ano novo, que data melhor para tirar aquele projeto da cabeça do que um dia de números iguais que só ocorre uma vez a cada século?! =D

 Não é muito chegado em numerologia mas gosta do seu computador? Pois fique sabendo que a data também é importante no mundo nerd. 11/11/11 é a última data apenas com números binários do século 21. Tanto é que, segundo o Mashable, vários programadores comemorarão a data como o ano novo dos nerds no coração do Vale do Silício, conjunto de cidades que são o centro de operação de algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo.

 Para celebrar a data, a festa na cidade de Redwood terá direito a uma maratona hacker (hackathon), bandas ao vivo durante o dia e até uma contagem regressiva as 11:11 da noite para comemorar o ano novo nerd em grande estilo. Além disso, os organizadores selecionaram algumas instituições de caridades e pedirá $11 dólares em doação a todas as pessoas que decidirem participar do evento o que, pelo menos, torna a festa de um bando de desocupados em algo válido e realmente útil para a sociedade. =]

 Além disso, o Mashable também cita alguns outros eventos importantes e curiosos que ocorrerão hoje, como o casamento de mais de 4 mil pessoas só em Las Vegas ou o lançamento do tão esperado Droid RAZR. Também ocorrerá a 2ª rodada do projeto One Day on Earth que pretende documentar um dia na vida de várias pessoas que desejem participar ao redor do mundo ou ainda a estreia de um filme de terror de Darren Lynn Bousman, o diretor de Jogos Mortais, cujo o nome é bem sugestivo: 11-11-11! =D

 Enfim, tudo não passa de mais um dia comum na Terra, porém não custa nada abrir um sorrisão, colocar a camisa mais nerd que você tiver e comemorar a data, nem que com apenas uma simples menção dessa data curiosa numa conversa de mesa de bar no happy hour depois do trabalho com os amigos. Feliz 11/11/11 e até amanha! O/

Em CuriosidadesPor: Cab0 comentário(s)em 11/11/2011    Compartilhe no Twitter, orkut ou onde preferir! =)

7 bilhões de pessoas e contando...

Pessoas caminhando em Nova York

 De acordo com a ONU, o mundo passou a marca populacional de 7 bilhões de habitantes nessa segunda-feira (31/10). Pode até parecer uma marca assustadora, ainda mais se você levar em consideração que pulamos de 1 bilhão de habitantes para 7 bilhões em apenas 200 anos. O interessante é que relativamente não somos tantas pessoas assim. Por exemplo, se todos nós ficássemos lado a lado, todas as 7 bilhões de pessoas caberíamos apenas na área da cidade de Los Angeles. Se todos nós resolvêssemos morar em uma única cidade com a densidade demográfica igual a de Nova York, essa cidade teria "apenas" o tamanho do Texas! Em outras palavras, o problema não é a falta de espaço mas sim o equilíbrio com o ambiente em que vivemos.

 Pensando nisso e aproveitando que chegamos a essa marca histórica, resolvi fazer esse post reunindo esses dois vídeos sensacionais (em inglês) que trazem dezenas de dados e estatísticas a respeito do assunto. O primeiro é o que a National Geographic fez para divulgar a série de matérias de sua revista a respeito do incrível crescimento populacional dos humanos e a consequência de alcançar esse número gigantesco em tão pouco tempo.

 7.000.000.000 é um número tão grande que o cérebro humano mal tem capacidade de imaginar o seu real tamanho. Talvez por isso o vídeo faça diversas comparações para termos mais ou menos uma ideia da dimensão desse número, como o fato de 7 bilhões de passos serem o suficiente para dar 133 voltas ao redor da Terra ou levar 200 anos para contar 7 bilhões em voz alta. Além disso, o vídeo ainda traz dezenas de outras estatísticas mostrando fatos e enaltecendo principalmente as nossas desigualdades.

 Já o segundo vídeo, produzido pela NPR, é mais focado em explicar como aumentamos nossa população tanto assim em tão pouco tempo. Basicamente as custas de uma medicina cada vez mais avançada e técnicas agrarias eficientes que acabaram por fim a aumentar, e muito, a expectativa de vida média dos seres humanos e, consequentemente, com menos pessoas morrendo e cada vez mais pessoas nascendo, uma população tão alta.

 Embora com focos diferentes, ambos os vídeos tem a mesma mensagem no final: A importância de pararmos um pouco para refletir a respeito da desigualdade em que vivemos, além de buscarmos meios mais eficientes de interagirmos com o nosso meio para que o nosso planeta suporte um número cada vez maior de humanos que, de acordo com previsões da ONU, possa chegar a 10 ou 15 bilhões já no final desse século.

 Podem me chamar de otimista, mas eu sinceramente acredito em todo o potencial humano de pensar em meios de conseguir viver em total harmonia com o meio-ambiente, numa sociedade onde 1 bilhão de pessoas não precisem passar fome em um planeta que há abundância de alimentos e uma agricultura tão desenvolvida.

 A não ser é claro que uma catástrofe de proporções globais exterminem a raça humana como, por exemplo, um vírus, um meteoro ou uma nave Vogon que destrua nosso planeta para a construção de uma auto-estrada espacial. Tirando essas possibilidades acredito que chamaremos a Terra de nosso lar por um bom tempo (mas exatamente 3 bilhões de anos até o Sol expandir e engolfar nosso querido planeta). =P

Fontes das informações: National Geographic, NPR, Jornal Nacional, Per Square Mile e New York Times.

Em Blá blá blá, VídeosPor: Cab0 comentário(s)em 03/11/2011    Compartilhe no Twitter, orkut ou onde preferir! =)

Monalisa Perrone é interrompida em reportagem ao vivo no Jornal Hoje

Babaca

 Não sei se vocês lembram mas há algum tempo atrás postei aqui um vídeo que mostra como não é fácil ser um jornalista, ainda mais quando seu trabalho envolve fazer um link ao vivo para algum telejornal. Hoje, Monalisa Perrone, repórter da Globo, sentiu na pele os óssos do ofício ao ser interrompida quando fazia uma reportagem para o Jornal Hoje com as últimas informações sobre o estado de saúde do presidente Lula, que está se tratando de um câncer na laringe.

 Sem sombra de dúvidas essa foi uma atitude imatura feita não como forma válida de protesto, mas sim por um bando de babacas que não tem nada de melhor para fazer. É verdade que a Rede Globo tem um histórico meio obscuro quanto a transparência e princípios editoriais, porém nada justifica a atitude dessas pessoas para com a repórter que apenas cumpria o seu dever ao informar algo para a população.

 Quer protestar contra algo? Acredito que existam meios mais eficazes de fazer isso (e não, não estou falando de ficar sentado na frente do computador compartilhando coisas chatas no Facebook). No final das contas a Globo acabou saindo com uma imagem de coitadinha e o rapaz não conseguiu falar nada mais do que "próxima semana..." antes de ser cortado e duramente criticado pelos apresentadores do jornal.

 Errr, mas é chato demais ficar criticando a atitude de fulano ou sicrano ou quem está certo ou errado, essa tarefa eu deixo para vocês, amigos trolls, nos comentários. No final, o que mais me chamou a atenção mesmo e despertou o meu interesse foi a velocidade com que a coisa toda se espalhou pela internet. =D

 Como era de se esperar o Twitter logo passou a pipocar de mensagens a respeito do assunto, Monalisa Perrone rapidamente entrou para os assuntos mais comentados no mundo todo na rede social. O Jornal Hoje nem sequer tinha acabado de ser transmitido e já existiam diversos vídeos no YouTube com a cena e aí foi só um passo para dezenas de blogs publicarem suas opiniões sobre o fato. Como se já não bastasse, identificaram e publicaram o link para o suposto perfil do cara no Facebook, o que definitivamente não vai ser muito bom para a ficha criminal do cidadão já que a Monalisa Perrone disse que fará um boletim de ocorrência do ataque.

 No final o sentimento que fica não é de revolta, vergonha, graça ou qualquer coisa do tipo mas sim de medo. Se o cara foi capaz de fazer uma coisas dessas, imagina o que será que vai acontecer na tão temida "próxima semana"?! Já mandei uma mensagem perguntado a ele, mas até lá só resta o medo, muito medo! =P

Em VídeosPor: Cab0 comentário(s)em 31/10/2011    Compartilhe no Twitter, orkut ou onde preferir! =)

Steve Jobs, o cara da nossa era digital!

Steve Jobs jovem

 Antes de começar, gostaria de fazer uma confissão. Eu não morro lá de amores pela Apple. Me chamem de pirangueiro, mão de vaca, pobre ou o do que quiserem mas eu não consigo enxergar o menor sentido em pagar muito mais caro por um produto cuja as especificações técnicas sejam iguais ou até mesmo inferiores a um outro computador comum que é perfeitamente capaz de suprir minhas necessidades. Por isso, vejo isso tudo hoje em dia mais como um capricho.

 É verdade que os produtos da empresa tem um design para lá de caprichado e o seu sistema operacional tem lá suas vantagens, mas ainda assim não acho que sejam qualidades o suficiente para bater o custo/benefício de um PC do Tio Bill e me fazer desembolsar uma verdadeira fortuna comparável ao PIB de um pequeno país por um computador. =P

 Agora se tem uma coisa que eu concordo em gênero, número e grau com qualquer macfag fã da Apple é o quão visionário e genial foi Steve Jobs. Um pouco antes de sua lamentável morte, eu criei um certo fascínio pelo cofundador da Apple e passei a procurar informações a respeito de sua trajetória em busca de conhecimento e inspiração, tudo isso graças ao seu sensacional discurso para os formandos de Stanford em 2005 que provavelmente todo mundo aqui também já assistiu mas que vale a pena ser assistido novamente milhares de outras vezes. =)

 Antes mesmo de fundar a Apple, Steve mostrou ter uma confiança excepcional em que tudo vai dar certo, isso lhe deu segurança suficiente para lhe fazer abandonar o curso de sua universidade e seguir o caminho o qual ele acreditava. Além de ser uma verdadeira inspiração, eu tenho que ser grato por ele ter tido a visão em transformar os computadores em objetos não só para nerdões (como o Wozniak), mas sim em equipamentos prontos com uma interface simples, fácil de usar, que eventualmente acabaram se tornando os objetos importantíssimos que são hoje.

 Steve Jobs teve a visão de acompanhar o surgimento de novas tecnologias e como aplicá-las para tornar os produtos de sua empresa ainda mais intuitivos e fáceis de usar que acabavam criando um molde para o mercado. Foi assim há 27 anos atrás com o primeiro Macintosh e continua sendo assim até hoje com o iPod, iPhone, iPad e por aí vai. Produtos com um design diferenciado em pró de uma usabilidade intuitiva. Sério, eu consigo imaginar minha mãe (que é um verdadeiro dinossauro quando o assunto é informática e que só recentemente descobriu a função do mouse) usando um tablet mas não um computador hoje em dia. Acredite, dedos são bem mais intuitivos. =P

 Como se já não bastasse todas essas qualidades, Steve Jobs ainda é um verdadeiro gênio quando o assunto é comunicar e anunciar o que deseja. Sério, as apresentações da Apple conduzidas por ele são um verdadeiro show de oratória, "one more thing..." deveria ser uma marca registrada e as pessoas pagarem royalties por usá-la. =P

 Essa facilidade de comunicação também fez com que ele conseguisse convencer verdadeiros gênios a entrarem para o time da Apple como Jonathan Ive, responsável pelo design de vários produtos da Apple (como o iPod e iPhone); Tim Cook, atual CEO da Apple e o homem responsável por acabar a bagunça que era o meio de produção da companhia e até mesmo o seu amigo e cofundador da Apple, Steve Wozniak, gênio da eletrônica que Jobs conseguiu convencê-lo a fundar uma empresa de garagem e vender os produtos que a princípio ele criava por pura diversão. =)

 É verdade que nem tudo foi "romântico" em sua vida. Filho de pais adotivos, o próprio Steve disse que escapou de se tornar um delinquente juvenil graças a um dos seus professores da época de escola e, aos 23 anos, disse que não se orgulha do modo como tratou a gravidez da sua então namorada. Além disso, muito se fala a respeito dos "chiliques" e ofensas que Steve dava com alguns funcionários na Apple, o que fazia até com que alguns evitassem ele. Coisas que eu pretendo descobrir em sua primeira biografia autorizada que será lançada ainda no final de outubro.

 No final das contas eu acredito que esses erros só provam que ele é humano. Steve será lembrado mesmo por várias gerações pelas coisas boas que fez como revolucionar a computação pessoal (com o Macintosh), a indústria musical (com o iPod), o modo como usamos o telefone celular (com o iPhone), as fontes de computador e até mesmo os filmes de animação (já que ele também foi um dos cofundadores da Pixar). Por tudo isso eu só tenho a agradecer ao Steve Jobs e dizer sem o menor medo que ele foi o cara da nossa era. Obrigado Steve e descanse em paz! =]

Seu tempo é limitado então não desperdice-o vivendo a vida dos outros. Não caia na armadilha do dogma, que é viver pelo que os outros esperam. Não deixe o barulho de vozes alheias silenciar sua voz interior. E o mais importante: Tenha a coragem de seguir o seu coração e intuição, de alguma maneira, eles já sabem o que você realmente quer se tornar. Todo o resto é secundário.

- Steve Jobs em Stanford (2005)

Fontes das informações: Discurso em Stanford, Livro A cabeça de Steve Jobs e Wikipédia.

Em NerdPor: Cab0 comentário(s)em 07/10/2011    Compartilhe no Twitter, orkut ou onde preferir! =)

Nissan Leaf

Nissan Leaf

 Tá, eu sei que hoje é o dia mundial sem carro mas é que tive o prazer de ir até ao Nissan Inova Show e conhecer o incrível Nissan Leaf. E antes que você comece a atirar pedras e me dar uma lição de moral nos comentários, o carro da montadora japonesa é 100% elétrico (portanto ele não emite CO² ou qualquer outro gás responsável pelo efeito estufa, nem cano de escape o carro tem!) e o primeiro do mundo desse tipo a ser fabricado em larga escala. Sem exagero, o carro é simplesmente sensacional, a sensação que eu tive ao entrar nele é que tinha acabado de viajar uns 10 anos no futuro onde eu acredito que todos os carros serão assim. Melhor que isso só que nem o DeLorean do Doc Brown. =D

 O carro é tão sensacional que você começa a notar isso antes mesmo de entrar nele pela falta de um item essencial: A chave, ela não existe! Na verdade o que existe é um controle que simplesmente ao se aproximar do carro destrava automaticamente as portas, aí é só entrar e apertar o botão para dar partida no carro, se o controle não estiver próximo, o veículo simplesmente não liga! Buraco de fechadura em automóvel é coisa do século passado. =D

 Ao apertar o botão de partida, a impressão que se tem é que você acabou de entrar numa nave espacial e não em um carro. O painel de controle mostra uma animação, as luzes acendem, uma verdadeira viagem! O que não se nota mesmo é o barulho do motor porque ele simplesmente não existe. Sério, se não fosse por toda parafernália piscando no painel a sensação que você teria é que o carro simplesmente não ligou, só que ele está lá prontinho, esperando apenas você colocar a marcha automática no ponto certo e apertar o acelerador.

 Além disso, outras coisas que impressionam logo a primeira vista (e que você pode conferir no vídeo acima que eu filmei lá no evento com os companheiros blogueiros Leo Reinaux e Alexandre Danosse) é a câmera de ré, que ao girar a direção mostra até o grau de inclinação e o espaço que o carro vai ocupar, e o fato do carro tirar o freio de mão automaticamente caso você esteja com o cinto de segurança afivelado.

 Mesmo sendo um carro elétrico, a Nissan não poupou na força do motor. O Leaf tem 126 cavalos de potência e se você quiser pisar fundo no acelerador, o veículo irá de 0 a 100km/h entre 9 e 10 segundos. Porém toda essa potência tem um preço, a autonomia do carro é de apenas 160km que o torna um carro totalmente voltado para uso em cidades. Além disso, o tempo de recarga dura aproximadamente 7 horas em uma tomada 220/240V normal, 20(!!!) horas em uma tomada 110/120V ou 30 minutos em postos de recarga o qual a Nissan já está negociando com governos de vários países (inclusive do Brasil) para torná-los viáveis. =|

 Resumindo, o carro é um verdadeiro sonho para qualquer pessoa nerd com um mínimo de consciência ambiental porém, para nós brasileiros, ainda é um sonho distante. O carro lá fora é vendido por cerca de $35 mil dólares (isso sem descontar os incetivos fiscais que podem chegar até $7500 dólares em algumas regiões). Caso você tenha ganho na mega-sena e deseje importá-lo, ele custa agora no Brasil algo em torno de $160 mil reais. =|

Tá de bom humor? Então continue lendo esse post clicando aqui...

Em Coisas, EngenhocasPor: Cab0 comentário(s)em 22/09/2011    Compartilhe no Twitter, orkut ou onde preferir! =)

A evolução dos navegadores de internet

Gráfico com a evolução dos navegadores de internet

 O Google Chrome completou 3 anos de existência agora no início de setembro e, para comemorar essa data tão especial, o Google (sempre ele) fez um gráfico interativo, muito bonito e interessante que mostra a evolução da internet desde o início do protocolo HTTP até os dias atuais onde o que só se fala é sobre o tal do HTML5 e suas maravilhas. =)

 O gráfico (feito em HTML5) e que por incrível que pareça pode ser visualizado em qualquer browser (desde que esteja atualizado), mostra uma linha do tempo que exibe o ponto exato em que novas tecnologias bastantes utilizadas na internet (como o javascript, css e HTML) foram criadas e evoluídas como também quando os navegadores e suas novas versões foram lançadas no mercado criando assim uma maneira muito interessante de entender a evolução da internet relacionando a evolução das linguagens com a dos navegadores.

 Além disso, o gráfico ainda traz screenshots de cada uma das versões dos navegadores mais populares existentes, desde o pré-histórico Mosaic, passando pelo finado Netscape chegando até as figurinhas carimbadas atuais que todo mundo conhece como o Internet Explorer, Opera, Firefox e Chrome. É muito interessante notar como os navegadores que antes eram espalhafatosos, cheios de animações e até mesmo no caso do Opera, com um banner horrível sugerindo que a pessoa comprasse a versão paga para se livrar daquilo, tornaram-se bem minimalistas abrindo espaço para o que realmente importa: O conteúdo da internet. =)

 Enfim, além de deixar qualquer cabeçudo velho de guerra nostálgico em poder rever os browsers que utilizava outrora, esse gráfico serviu para nos ensinar uma coisa: Temos que ser gratos ao Google pela graça alcançada com o seu navegador de internet. É claro que você pode preferir o Opera, Firefox ou até mesmo o Internet Explorer, mas fica claro o quão bem o Chrome fez para a evolução da internet e dos outros navegadores.

 A chegada do Chrome com o seu visual minimalista e o tempo de resposta extremamente rápido na criação de novas versões do seu navegador, visando ser compatível com todas tecnologias novas que aparecem, meio que forçaram os outros navegadores a também acelerar o ritmo de atualizações para não acabarem ficando para trás. O resultado é que hoje em dia vemos mais e mais aplicativos complexos voltados para web, tal como navegadores que passaram a ser meros coadjuvantes e valorizar o que realmente interessa na tela: A internet. =)

 Então é isso, nerds. Divirtam-se com o gráfico, busquem conhecimento e até a próxima! O/

Postado ao som de:
Feeder - Find the Colour
Em NerdPor: Cab0 comentário(s)em 15/09/2011    Compartilhe no Twitter, orkut ou onde preferir! =)

Entourage

Entourage

 Entourage é, sem dúvidas, uma das melhores séries que eu já assisti em toda minha vida. Não que isso valha de alguma coisa, mas foi através desse seriado da HBO que, além de rir horrores, eu tive uma real noção de como funciona o distorcido mundo de Hollywood, a vida dessas celebridades que a gente querendo ou não acaba acompanhando através desses milhares de sites de fofocas e a bilionária indústria cinematográfica e de entretenimento que elas movimentam.

 Basicamente o seriado conta a história de Vincent Chase, um bonito, jovem e talentoso ator, e seu grupo de amigos de infância. Em sua mudança para Califórnia, Vince leva com ele os seus amigos de sua cidade natal, entre eles Eric ou "E", melhor amigo que eventualmente acaba se tornando o seu empresário; Johnny Drama, ator não muito famoso e meio irmão de Vince e por último mas não menos importante Turtle, que meio que faz o papel de folgado do grupo. Além de seus amigos próximos, Vince é cercado por outros personagens extremamente sensacionais que aparecem no decorrer da série, como o seu agente Ari Gold, que dá um verdadeiro show a parte (e rendeu ao ator Jeremy Piven 3 emmys e 1 globo de ouro); Lloyd; Billy Walsh; um verdadeiro batalhão de groupies gostosas e por aí vai. =)

 Entourage inclusive é o nome dado a um fenômeno bastante comum em Hollywood. Muitos atores da vida real, assim como o fictício Vince, vivem cercados de amigos de longa data que basicamente fazem tudo junto com ele, até mesmo moram na mesma casa. É meio que uma relação de protocooperação, a nova estrela ganha o conforto de estar ao lado de pessoas que ele conhece por mais de 5 minutos e os amigos ganham os frutos providos pelo brilho da estrela.

 O ponto alto da série não é bem o seu humor (existem outras comédias bem mais engraçadas) mas sim o insight que ela nos dá de como Hollywood funciona através do ponto de vista das pessoas que estão dentro dessa bolha, tal como os excessos do estilo de vida de uma celebridade hoje em dia, além dos altos e baixo da carreira de um ator no meio dessa indústria. Em outras palavras, um prato cheio para quem se interessa por essa cultura já que a série além de ser produzida por Mark Wahlberg, também é baseada nas experiências de sua vida como ator. Entourage inclusive era para ser um reality show onde Mark e seus amigos seriam filmados no dia-a-dia mas que foi negado pelo próprio ator que decidiu criar uma série fictícia para dar uma imagem mais satírica e engraçada da coisa toda.

 A série, criada por Doug Ellin, tem oito temporadas (inclusive o seu último episódio foi ao ar recentemente) e é considerada por muitos a Sex and The City para homens devido ao seu tema bastante centrado na amizade masculina e na vida moderna em Hollywood. Entourage também é bastante popular pela grande quantidade de celebridades que dão o ar da graça interpretando elas mesmo nos episódios. =D

 Se você ainda não assistiu a série, eu recomendo que você procure assistir às primeiras temporadas da série. Agora se você, assim como eu, é fã, já assistiu à todos os episódios e está triste com o fim da série, eu sugiro que você assista a esse programa especial de 30 minutos que conta um pouco mais a respeito da série e das pessoas reais que basearam os personagens, uma excelente maneira de se despedir dessa excelente série em grande estilo. =)

Fontes das informações: Site da HBO, New York Times e Wikipédia.

Em TV/SeriadosPor: Cab3 comentário(s)em 14/09/2011    Compartilhe no Twitter, orkut ou onde preferir! =)

Como ser sozinho e o que podemos aprender em nossos momentos de solidão

How To Be Alone por Tanya Davis

 "How To Be Alone" é um excelente curta metragem feito por Andrea Dorfman baseado em um poema de sua amiga Tanya Davis que nos faz refletir sobre os nossos princípios e todo o conceito do que realmente significa estar sozinho e que isso não é uma coisa ruim de fato, como nossa sociedade tenta pregar das mais variadas maneiras. Na verdade, pode ser um momento bem proveitoso e até ajudar a descobrir a si mesmo e crescer como um indivíduo.

 De acordo com Andrea, diretora do vídeo, a ideia de fazer o vídeo partiu depois que sua amiga Tanya Davis estava enfrentando um doloroso termino de relacionamento. As duas então passaram a questionar porque as pessoas se sentem tão mal em ficarem sozinhas e Andrea acabou desafiando Tanya a escrever um poema a respeito do assunto, desafio esse que foi aceito por Tanya e que resultou no poema que você pode ler aqui embaixo.

 As belas e inspirantes palavras de Tanya acabaram eventualmente se tornando o roteiro e tema do curta "How to be Alone" de sua amiga Andrea, um poema musical sobre descobrir a respeito de si mesmo e aceitar suas singularidades e paixões. O curta, gravado em Halifax no Canadá, foi filmado, editado e dirigido por Andrea que também fez os desenhos que aparecem no filme e os animou. Já Tanya escreveu o poema e atuou no filme. O resultado foi esse vídeo sensacional que você pode assistir legendado no link acima. =)

Tá de bom humor? Então continue lendo esse post clicando aqui...

Em Blá blá bláPor: Cab0 comentário(s)em 29/08/2011    Compartilhe no Twitter, orkut ou onde preferir! =)

Super-heróis da vida real

Mr. Extreme - Um super-herói da vida real

 No começo desse século, acredito que com o filme do Homem-Aranha, presenciamos uma mudança no cinema relacionada aos filmes sobre super-heróis de histórias em quadrinhos. Os filmes bobos com super-heróis inatingíveis foram substituídos por super-heróis com medos e fraquezas, muito mais humanos, gerando filmes mais dramáticos e verossímeis (mesmo com todas as mentiras e super poderes). Isso acabou gerando uma indústria multi-bilionária e o que mais vemos hoje em dia são adaptações de tudo quanto é história em quadrinhos sobre super-heróis para o cinema. =P

 Essa onda acabou influenciando a criação de outros filmes que retratam pessoas normais tornando-se super-heróis mesmo sem super poderes como os excelentes filmes Kick-Ass e Super. Inclusive em Kick-Ass, em certo momento o protagonista indaga como ninguém nunca tentou torna-se um super-herói? O que ele não sabia é que, assim como ele, muitas pessoas levaram adiante esse pensamento na vida real! =D

 A HBO fez um excelente documentário chamado Superheroes que mostra o que inspirou essas pessoas a vestirem fantasias e se tornarem super-heróis na vida real, patrulharem as ruas de cidades com o objetivo de deter crimes violentos e, se necessário, fazer justiça com as próprias mãos.

 O filme foca na história de pessoas como o Mr. Extreme, que mora em San Diego e único membro do Xtreme Justice League; Zimmer, um desmascarado, homossexual assumido do Brooklyn que, junto com outros 3 amigos "super-heróis", monta "iscas" para tentar pegar criminosos no ato; Master Legend, um malucão carismático que toma cerveja durante suas patrulhas, fala com Deus e achar ter super poderes mas que por outro lado doa brinquedos a crianças necessitadas em Orlando e muitos outros super-heróis. =)

 Além de mostrar o dia a dia e ponto de vista dessas pessoas, o documentário também aponta os motivos que levaram eles a combaterem o crime com as próprias mãos e o que policiais, psicólogos e até mesmo a lenda dos quadrinhos Stan Lee acham disso tudo. A princípio pode parecer excêntrico vestir uma fantasia e sair pelas ruas combatendo o crime, porém com o desenrolar do filme começamos a compreender a real mensagem disso: Fazer o bem acima de tudo e combater a apatia tão presente em nossa sociedade como o chocante caso de Kitty Genovese onde ela foi assaltada, espancada, estuprada e depois assassinada na rua com mais de 30 testemunhas dos prédios vizinhos que não fizeram absolutamente nada para por fim naquilo que é um símbolo histórico de tal apatia. =|

 O documentário foi ao ar na HBO gringa no começo de agosto e não sei se a HBO Brasil pretende exibí-lo no Brasil. Caso isso não se aconteça, não se atenha aos desejos de uma emissora de TV e procure na internet pois o filme é muito bom e merece ser assistido como um meio de refletir acima de tudo sobre a apatia e o conformismo. =)

Em Cinema, TV/SeriadosPor: Cab1 comentário(s)em 24/08/2011    Compartilhe no Twitter, orkut ou onde preferir! =)

Ctrl F: Atalho útil e desconhecido por 90% das pessoas

Onde está Wally? Ctrl+F nele!

 Por mais inacreditável que possa parecer para você, amigo nerd, 90% das pessoas desconhecem um dos atalhos mais úteis já inventados! Essa estatística veio à tona quando Alexis Madrigal, editor do The Atlantic, conversava com Dan Russell, um antropólogo de pesquisas do Google, a respeito do tempo que ele passou estudando como as pessoas procuravam por coisas em seus computadores. No estudo, 90 por cento das pessoas não sabiam utilizar o atalho "Ctrl + F" para encontrar palavras em um documento ou página de internet.

90 por cento da população americana da internet não conhece esse atalho, isso baseado numa amostra de milhares. Eu fiz essas pesquisas de campo e não consigo dizer quantas horas eu fiquei na casa de alguém enquanto a pessoa lia um longo documento tentando encontrar o que estava procurando. No fim eu dizia a ela "Deixe me mostrar um pequeno truque", e muito frequentemente as pessoas diziam "Eu não acredito que eu vinha desperdiçando a minha vida assim!"

 Sério, meio dramático da minha parte mas eu não sei o que seria da minha vida sem o uso desse atalho. Tipo, o Google é uma mão na roda, mas imagina só o tempo gasto para achar algo específico sobre o assunto que eu queria dentro da página sem o Ctrl F para ajudar. Pensando nisso eu me senti meio que na obrigação de publicar esse post a respeito do assunto e conscientizar você, querido leitor cabeçudo a respeito das maravilhas desse atalho.

 Ctrl F (ou Command F se você for chique e da moda e usar um Mac) é um atalho presente em todos os navegadores de internet e também em editores de texto que possibilita que você procure uma palavra ou frase no documento ou página em questão. Ao apertar as teclas "Ctrl" e "F" do seu teclado, um campo de busca aparecerá, aí basta digitar a palavra do que você tá querendo achar e pronto, ele destacará todos os locais na página que a palavra aparece. =D

 Vamos por em prática?! Pois então vamos lá, com a tecla "ctrl" pressionada aperte a tecla "F". Wow! Um campo de busca apareceu aí, certo? Ótimo, então digite qualquer palavra como, por exemplo, "portalcab" e veja logo de cara a tal palavra destacada no texto tal como a quantidade de vezes que ela aparece no documento! Não é magia nem feitiçaria, é tecnologia que fará você ganhar um precioso tempo na sua vida! Simples, não? =D

 Agora se você é um cabeçudo privilegiado por fazer parte dos 10% da população, faça um bem para a humanidade e divulgue para sua avó, seu cachorro e a gostosa da vizinha as maravilhas do Ctrl F e, por que não, todos os outros atalhos que existem para facilitar sua vida. Quem sabe assim sobra mais tempo tempo para essas pessoas fazerem coisas legais como, por exemplo, jogar Kingdom Rush ou assistir uns vídeos legais no PortalCab. =D

Em Dicas e Tutoriais, NerdPor: Cab2 comentário(s)em 22/08/2011    Compartilhe no Twitter, orkut ou onde preferir! =)