Screenshot do Opera

download Download: Opera 11
(Baixe esse navegador em seu site oficial)

 Uma das grandes discussões na internet hoje em dia é para decidir qual o melhor navegador disponível atualmente. É claro que isso é uma questão de gosto pessoal, muita gente prefere utilizar o Internet Explorer, embora eu acredite que esses usuários só façam isso por comodismo e costume. Lembro até quando o Murilo me apresentou ao Firefox, eu dizia que ele era estranho, não tinha os barulhinhos clicks e etc, Puro costume! Hoje em dia eu não abro mão por nada do meu Firefoxzinho com todos os plugins dele. Os apaixonados por código livre e esses tipos de fundações, defendem com unhas e dentes o Firefox, dizem que é o melhor, que é código aberto etc e tal. Foi aí então que fui apresentado ao novo Opera.

 Bem antes de eu me interessar por esse submundo geek, me mostraram o tal do opera que eu por sinal odiei, como eles tinham a cara de pau de colocar um banner no navegador? Ainda por cima na época a resolução de tela 800 x 600 era maioria, ou seja, o banner ocupava metade do espaço e só sobrava outro restinho para exibição da página. Ainda bem que o tempo passou, pelo jeito a Opera aprendeu e finalmente disponibilizou uma versão gratuita e sem propagandas do seu navegador. E o melhor, não é uma coisa qualquer, é de longe o navegador mais eficiente da internet atual.

 Não sou eu que to dizendo, recentes estudos de pessoas que entendem da parada comprovaram que o Opera é o navegador mais veloz existente. Além disso, também é o browser mais seguro deixando para trás o IE (é claro) e até o Firefox.

 Você ainda conta no Opera com alguns recursos já existentes em outros navegadores como: navegação por abas, uma interface limpa com um ótimo posicionamento de seus botões e ferramentas. Widgets, que embora sejam uma coisa grandonas e sem muita utilidade real, muita gente gosta. Conta também com a tela cheia "mais cheia" onde mostra todo o site mesmo sem nenhum tipo de barra do navegador.

 O Opera conta com uma certa compatibilidade com aplicativos multimídia (o Internet Explorer ainda é melhor nisso) como o Quicktime, Windows Media Player, embora ainda tenha certas dificuldades em abrir certos tipos de conteúdo como na leitura de Flash e Java.

 O melhor é que qualquer cidadão (com internet discada, ou não) pode baixar o Opera numa boa, pois ele consegue reunir tantas funções e ainda assim ter um arquivo de instalação de apenas 8MB.

 Embora tenha menos de 1% do mercado de browsers, o Opera está começando a cair no gosto do pessoal, agora que está sem propaganda e totalmente gratuito. Com certeza se tornará mais uma dor de cabeça para o pessoal da Microsoft que terá que ralar de vez pra segurar sua atual posição no mercado. Melhor pra gente, que ganha em qualidade e diversidade. Portanto escolham o que melhor lhe agrada e boa navegação. Lembrando só que o PortalCab é compatível em todos esses grandes navegadores. =D

     Compartilhe esse post em seu Twitter, Facebook, orkut ou onde preferir! =)
3 comentários sobre o assunto
Legendas Tema do Chrome para o Firefox e Opera