Firefox

firefox Download: Firefox
(Ainda não tem o Firefox? Baixe-o no PortalCab!)

 Eu sei que para os mais antenados não deve ser mais nenhuma novidade, até porque a nova versão do Firefox, o melhor navegador disponível no mercado hoje em dia, vazou antes do seu lançamento oficial. Porém o Cab aqui esperou a data certa para poder baixar e checar as novidades que a nova versão trouxe. Foram sutis, é verdade, mas no final das contas fazem toda a diferença!

 É claro que não faz sentido dizer que uma coisa é melhor sem mostrar os fatos que façam dela a melhor. Fato é que o Firefox só é o melhor por pouco (e você tem todo o direito de discordar), o Opera é mais rápido, abre imagens num piscar de olhos, usa menos recurso do CPU mas perde, e muito, na customização. Firefox é só puxar ali dar uma esticada aqui e pronto, está tudo com sua cara. E quando você não é tão bom no puxa-estica, basta baixar alguma extensão que deixe a coisa toda ainda mais funcional e com sua cara. Eu por exemplo uso uma tuia: Notificador do Gmail, del.icio.us, o popular macaquinho do Greasemonkey, HTML Validator, SearchStatus e o dicionário em língua portuguesa. Ok, não são tantos, tem gente que realmente usa uma tuia gigantesca mas fazem toda a diferença sim, não sei o que seria sem eles.

 Pois bem, as mudanças mais notáveis para a minha pessoa foram o visual, agora eles ganharam botões para a busca deixando assim a coisa toda mais intuitiva para novos usuários. As tabs também ficaram mais intuitivas, agora cada uma tem um botão para fechar ela e não mais um único botão para todas o que complicava sim alguns usuários não acostumados com a interface do navegador.

 Mas a melhor mudança mesmo foi o corretor ortográfico nos campos de texto que o Firefox ganhou. Agora não tem mais desculpa em comentar usando palavras sem acentos ou escritas de maneira errônea, o Firefox corrige para você simplesmente dando um clique direito em cima da palavra errada e olhando a lista de sugestões. Talvez tal ferramenta não agrade aos emuxos e seu vocabulário rico em xis, seus textos iriam se tornar um verdadeiro mar de linhas vermelhas. =P

 Entre outras mudanças que a própria Mozilla divulgou e que eu não tive a oportunidade de conferir ainda, estão: Anti-phishing (muito atualizado também, por sinal), melhoria na parte de buscas, possibilidade de recuperar as páginas que você estava navegando caso você feche o browser sem querer, Ferramenta de feeds melhorada, Temas e extensões agora estão juntos na parte de Add-ons (que são checadas atrás de atualizações periodicamente), nova versão do JavaScript e outras coisinhas mais que você pode ver no site da fundação Mozilla nova janela.

 Enfim, quem não conhece, é a melhor hora de baixar e se apaixonar. Acreditem, isso tudo acima é de graça e código aberto! Quem já conhece, está na hora de atualizar e ver a belezura que está. Todas as extensões que uso já estão compatíveis com a nova versão, então acredito que você também não terá esse problema. ;)

Postado ao som de:
The Used - Take It Away
     Compartilhe esse post em seu Twitter, Facebook, orkut ou onde preferir! =)
25 comentários sobre o assunto

Exibindo os 10 comentários mais recentes. Veja todos os 25 comentários ou deixe o seu comentário.

VDownloader Tema do Chrome para o Firefox e Opera