Cinema Forge interface

download Download: CinemaForge | ?
(5 MB / .exe / De graça para testar)

 Centenas de pessoas visitam o PortalCab diariamente procurando uma resposta para como converter os vídeos em formato .flv baixados do YouTube (ou outro site de vídeo qualquer) para mpeg, avi, wmv, enfim, uma extensão que possa ser utilizada em programas como o Windows Media Player, ou até mesmo em DVD's que suportam VCD's (arquivos de vídeo em formato mpeg).

 A resposta que tenho pra essas pessoas é o programa Cinema Forge. ele é um conversor de vídeo e áudio que suporta os mais diversos arquivos. Ele converte arquivos em Flash (SWF e FLV), MPEG, AVI, WMV, RM, MOV, ASF e até JPEG para criar miniaturas do vídeo convertido. O programa basicamente é uma versão gráfica e de fácil utilização do tal ffmpeg. O programa é gratuito para testar, to testando ele já há uns 3 meses e em nenhum momento fui obrigado a baixar a versão paga do programa. Ao que parece ela só é necessário caso você queira utilizar o recurso de upload pra hospedar os vídeos convertidos no programa, no servidor deles na internet.

 Como não achei um site oficial pra download do programa, coloquei o arquivo no RapidShare, qualquer dificuldade em baixar, clique na interrogação ao lado do link do programa. Como o programa não tem um site oficial, é bom você ter um bom programa de antivírus instalado só pra garantir que você não terá uma dor de cabeça daquelas.

 E como converter meus vídeos usando o CinemaForge?

 Agora que você já baixou e instalou o CinemaForge, está tendo dificuldades em converter o vídeo para o formato desejado? Tudo bem, aqui embaixo vou ensinar com figuras, como converter os vídeos. Usarei os vídeos baixados no YouTube como exemplo, mas você pode converter a maioria de outros tipos de vídeos também. Então aí vai, por favor, prestem atenção para não perguntarem algo que o texto já explica. =)

 1. Primeiro você baixará o vídeo no YouTube (se você não tem idéia de como fazer isso, clique aqui). Depois de baixar, verifique se a extensão do vídeo baixado está .flv. Depois disso abra o CinemaForge, no campo Input do "File Selection", clique no ícone gráfico da pasta, lá, vá até a pasta onde você salvou o vídeo, selecione o arquivo de vídeo desejado e aperte ok.

Cinema Forge interface


 2. Depois de selecionar o arquivo que você baixou, repare que ao lado da opção "Output" no "File Selection" existe um botão chamado "Doc Type", clique nele e escolha em qual formato você deseja salvar o vídeo. Se você quiser assisti-lo no DVD, recomendo que escolha a opção Motion Picture Experts Group (MPEG), se você deseja assistir no computador mesmo, a mais convidativa é a Windows Media Video (WMV). Mas sinta-se livre em escolher a opção de seu interesse e vá para a outra etapa. =)

Cinema Forge interface

 3. Agora é hora de prestar atenção no "Video Options" e "Audio options". Escolha qual qualidade você quer salvar o seu vídeo, se você irá assisti-lo no DVD, recomendo que salve com a qualidade "High" (embora não faça muita diferença) se você vai assistir no computador mesmo, "Good" já dá pro gasto. O Bitrate também é importante, quanto maior, melhor. Lembre-se de deixar a opção "Include Video's Audio" marcada, caso contrário seu vídeo ficará mudo. Acredito que valha a pena colocar o "Channels" como Stereo. Repare as opções que escolhi para o meu vídeo na imagem abaixo:

Cinema Forge interface


4. Pronto, confira se está to jeito que deseja e aperte o botão "Encode". É agora que a eficiência do programa será posta à prova. O programa demora um pouquinho para converter o vídeo selecionado, dependendo da velocidade do computador. Repare que um bonequinho ficará se mexendo embaixo do programa enquanto estiver convertendo o vídeo e, no quadrado azul ao lado dele, serão colocadas as informações se ele conseguiu converter, qual tamanho ficou, se não deu, etc...

 Problemas e outras dúvidas comuns

 Já aconteceu de eu não conseguir converter alguns vídeos para outro formato, não sei explicar o motivo e não adianta perguntar nos comentários. Caso seu vídeo fique sem som, provavelmente o motivo é que o senhor converteu para um formato que não possui os codecs necessários para rodá-lo em seu computador. tente baixar um pacote de codecs e se o problema persistir, é porque não deu mesmo. Tente converter pra outro formato, os meus WMV costumam SEMPRE funcionar. =)

 Vale lembrar que a qualidade do vídeo nunca será superior a qualidade do vídeo que você baixou, se você baixou um vídeo muito quadriculado ou manchado, ele também ficará manchado ou quadriculado quando você converter, em alguns casos pode até piorar, até onde eu sei, não dá pra melhorar magicamente a qualidade de um vídeo. =/

 Espero que a dica seja útil aos senhores e senhoras. =)

 Outra solução?

 Sempre é bom ter a possibilidade de opções, não conheço outro conversor tão bom quanto o CinemaForge, já testei outros sem êxito. Mas se você quer mesmo baixar vídeos do YouTube e convertê-los automaticamente e sem nenhuma dor de cabeça, tente utilizar o VDownloader ou DownTube, eles não funcionam em 100% dos casos mas são extremamente fáceis e eficientes. =)

Postado ao som de:
Coldplay - A Whisper
     Compartilhe esse post em seu Twitter, Facebook, orkut ou onde preferir! =)
103 comentários sobre o assunto

Exibindo os 10 comentários mais recentes. Veja todos os 103 comentários ou deixe o seu comentário.

DownTube 2.0