Felix Baumgartner antes de seu salto teste no projeto Red Bull Stratos

Vídeos do projeto Red Bull Stratos
(Os preparativos para o salto de paraquedas mais alto de todos!)

 O marketing da Red Bull dispensa apresentações, os caras sempre fazem projetos sensacionais para fortalecer ainda mais a marca de seu único produto que além de não possuir nenhum tipo de patente, tem que se ver obrigado a concorrer contra grandes players como a Coca-Cola e ambev! Mas agora eu acho que dessa vez os caras exageraram! =D

 O projeto Red Bull Stratos pretende levar o famoso paraquedista austríaco Felix Baumgartner dentro de uma capsula pressurizada amarrada a um balão estratosférico até longínquos 36 mil metros de altitude onde ele simplesmente abrirá a porta e saltará de paraquedas como se tudo isso fosse muito normal mas calma que não para por aí... No processo Felix simplesmente quebrará a velocidade do som ao atingir cerca de 1.110km/h antes do ar ficar menos rarefeito e começar a frear sua queda livre que durará algo em torno de 5 minutos!

 Parece simples mas para alcançar tal façanha a Red Bull não só montou um time com mais de 100 pessoas incluindo cientistas, engenheiros e por aí vai... como também convidou Joe Kittinger, um piloto militar aposentado, que detém o recorde de salto de paraquedas mais alto do mundo ao encarar 31 mil metros de altitude em 1960!

Vídeo: O salto histórico de Joe Kittinger
(Assista ao vídeo do piloto militar quebrando o recorde em 1960!)

 O tão aguardado salto do paraquedista designado para a missão ainda não aconteceu, mas já foram feitos vários testes (que você pode assistir a todos os vídeos feitos durante os preparativos no primeiro link desse post) para que ele pudesse começar a se acostumar com o traje especial necessário já que a atmosfera é muito rarefeita e pelo fato dele atingir uma velocidade absurda na queda livre.

 No primeiro teste pra valer, Felix pulou a uma altitude de quase 22 mil metros de altura e chegou a atingir incríveis 586 km/h durante uma queda livre que durou 3 minutos e 43 segundos antes de puxar a corda de seu paraquedas e aterrissar em segurança alguns muitos quilômetros de distância do lugar de partida!

 Com esse salto teste para verificar o funcionamento do traje espacial e da capsula pressurizada, Felix tornou-se o 3º ser humano a saltar de tamanha altitude ao lado do próprio Joe e do russo Eugene Andreev, ambos em 1960 durante o auge da guerra fria. Desde o início do voo até o experiente paraquedista aterrissar em segurança, passaram uma hora e quarenta minutos que ocorreram sem grandes problemas exceto talvez ao frio que Felix sentiu, já que naquela altitude a temperatura estava algo em torno de -23º celsius!

 Resumindo, o que o ser humano não é capaz de fazer para ultrapassar limites e, principalmente, para vender algumas latinhas de energético a mais, huh? E lembre-se assim que o salto ocorrer eu posto aqui no PortalCab. Enquanto isso você pode ler esse post com a história do paraquedismo e outros saltos malucos. Até a próxima! O/

     Compartilhe esse post em seu Twitter, Facebook, orkut ou onde preferir! =)
KONY 2012: Tudo sobre a causa mais legal (e impactante) já divulgada na internet! O primeiro 1080 da história do skate feito por um garoto de 12 anos!