Jaiku - Microblog do Google

 De uns tempos pra cá, 9 em cada 10 blogs nerds começaram a dar enfase a uma nova tendência na internet conhecida como Micro-blogging. Funciona basicamente assim, você acessa um site de sua preferência que ofereça o tal serviço e escreve o que você está fazendo, pensando, comendo ou até mesmo pequenas sugestões que você acredita que agradará seus amigos e seguidores. A grane diferença de um microblog para um blog é que no microblog sua mensagem normalmente é limitada a 140 caracteres, o que não acontece num blog. Pode até parecer meio inútil, mas achei assuntos legais para postar aqui no PortalCab por esses tais microblogs, além da mobilidade que esse serviço tem! =)

 Existem vários sites que tornam possível suas microblogagens e a variedade de sites relacionados só faz crescer. Isso cria uma enorme variedade, como a existência do Plurk, que trás como atrativo um excelente modo gráfico de exibição do conteúdo até o Adocu, onde você tem que expressar todos os seus sentimentos em apenas uma única palavra. O sistema mais famoso e utilizado para microblog é o Twitter. Porém, devido a problemas com o alto tráfego cada vez mais crescente e falta de estrutura, muitos usuários, inclusive eu, estão migrando para os outros sistemas similares. Foi assim que acabei conhecendo o Jaiku! =D

 Entre as grandes vantagens do Jaiku está o simples fato dele, e não o Twitter, ter sido adquirido pela toda poderosa Google ano passado. Só isso cria uma estrutura necessária para agüentar a crescente procura desse tipo de serviço em todo o mundo. Além disso, o modo como ele organiza as informações é genial, só para citar um exemplo, as postagens podem receber comentários sem limite de tamanho criando assim verdadeiras discussões mais organizadas para aqueles que pegarem o barco andando, entenderem o que se está discutindo. Outra coisa bem legal é o fato de você poder colocar feeds, assim você não precisa avisar ninguém que fez um post em seu blog ou enviou uma foto para o flickr, é só cadastrar os feeds desses locais e o Jaiku cuida do resto. =)

 No meio disso tudo, além das pessoas (identificadas com uma @) que fazem parte do serviço, você também pode criar grupos (identificados com o #) e discutir ou expor sua opinião sobre determinado assunto há várias outras pessoas interessadas no mesmo assunto e que não necessariamente seus amigos ou seguidores. Eu sinceramente não vejo uma vantagem se quer do Twitter em relação ao Jaiku. Porém o Twitter ainda é o sistema mais utilizado e não faz o menor sentido você ficar expressando suas idéias para ninguém escutar, certo? =|

 É por isso que fiz esse post e decidi liberar todos os convites para o Jaiku que possuo. Portanto, se você estiver interessado em testar esse serviço, basta enviar um comentário nesse post que eu enviarei na mesma hora o não tão desejado assim convite para o Jaiku. Ah, vou aproveitar o espaço e divulgar que você agora também poderá sugerir assuntos ao PortalCab, ou até mesmo expor erros e idéias pelo grupo do PortalCab no Jaiku. A quem possa interessar é só clicar no link, adicionar a comunidade (e a mim também!) e boa diversão! =)

 Mas se você ainda não entendeu muito bem a essência da coisa, sugiro que visite o meu perfil no Jaiku, dê uma lidinha e só então corra atrás de um convite! Até a próxima e espero ter sido útil. =)

Postado ao som de:
Ryan Adams - Wonderwall
Cab Sobre Nerd26
     Compartilhe esse post em seu Twitter, Facebook, orkut ou onde preferir! =)
26 comentários sobre o assunto

Exibindo os 10 comentários mais recentes. Veja todos os 26 comentários ou deixe o seu comentário.

FireNes: Emule jogos do Nintendo no seu Firefox O primeiro tweet a gente nunca esquece, ou não...