YouTube

youtube Site: YouTube
(Maior site de vídeos da internet)

 Passeando pelo PortalCab, percebi que a categoria dedicada a sites legais que encontro na internet, estava completamente abandonada, só tinha um post de 7 meses atrás sobre o site da Victoria's Secret. Pensando nisso, decidi ressuscitar tal seção com o site que é, de longe, o mais legal da internet, qual seria? O YouTube, é claro! (Só é o site mais legal porque o PortalCab é um blog). =D

 Para quem ainda não conhece (se é que isso é possível), o YouTube é um popular site de compartilhamento de vídeos gratuitos na internet, onde os usuários tem liberdade para enviar, assistir e compartilhar os vídeos em suas páginas.

 Fundado em fevereiro de 2005 por três, até então, empregados do PayPal, o YouTube, com sede em San Bruno, usou a tecnologia Adobe Flash (.flv) para disponibilizar seu conteúdo em vídeo na internet, dessa maneira os vídeos seriam exibidos sem grandes problemas para grande parte dos usuários o que, sem dúvidas, é a base para o sucesso que o site alcançou. Com uma interface fácil, o site logo se tornou febre entre os usuários de todas as partes do mundo, inclusive com grande penetração aqui no Brasil (principalmente depois do vídeo da Daniela Cicarelli).

 Segundo a Wikipédia, atualmente ele é o mais popular site de compartilhamento de vídeos (com mais de 50% do mercado em 2006) devido à possibilidade de hospedar quaisquer vídeos (exceto materiais protegidos por copyright, apesar deste material ser encontrado em abundância no sistema). Hospeda uma grande variedade de filmes, videoclipes e materiais caseiros. O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais através de mecanismos (APIs) desenvolvidos pelo próprio site.

 Possivelmente interessado em expandir o mercado de publicidade de vídeos através de seu AdSense e também em se consolidar como um dos maiores serviços de internet do mundo, foi anunciada em 9 de Outubro de 2006 a compra do YouTube pelo Google, pela bagatela de U$1,65 bilhão em ações. O futuro é incerto, mas o resultado desta aquisição pode unificar o serviço com o Google Video (site de compartilhamento de vídeos do Google), é esperar pra ver.

 Pra completar, a revista americana Time, elegeu o YouTube como a melhor invenção do ano por, entre outros motivos, "criar uma nova forma para milhões de pessoas se entreterem, se educarem e se chocarem de uma maneira como nunca foi vista".

 Agora que você já conhece bem o site, mas ficou com dificuldade em utilizar alguns recursos, segue abaixo algumas dicas importantes para que você possa compartilhar seus vídeos, assistir e até mesmo baixar os vídeos do YouTube para assistir a hora que quiser em seu computador. =)

Como se cadastrar no YouTube?

tutorial Tutorial: Como se inscrever no YouTube
(Aprenda a criar um usuário no site de vídeos YouTube)

 Olhando os comentários você logo notará que a maioria das dúvidas está relacionada a como criar uma conta no YouTube. Para resolver esse problema, criei um tutorial em outro blog meu onde explico detalhadamente como criar uma conta no YouTube. =)

 Mas atenção! Se você já possui o e-mail cadastrado em algum do serviço do Google, como o orkut, você já possui uma conta no YouTube e não sabe! Nesse caso ao invés de clicar no botão de se cadastrar, visite a página de login e digite o seu e-mail e senha que utiliza também no orkut, pronto! Você terá acesso a sua página do YouTube. =)

 Como enviar meus vídeos para o YouTube

tutorial Tutorial: Como enviar seus vídeos para o YouTube
(Aprenda a enviar seus vídeos para o site de vídeos mais popular da internet!)

 Antes de mais nada, para enviar vídeos ao YouTube, você precisa ter um cadastro nova janela, mas não se preocupe, ele é gratuito. Depois que você acabar seu cadastro, basta ir no botão "upload" no canto superior direito do site ou clicar aqui nova janela.

 Preencha todos os campos: Título do vídeo, descrição, tags (para que possam encontrar seu vídeo na busca), a categoria do vídeo, a língua dele (que preconceito, não tem português) e por último basta clicar no botão "Go upload a file".

 Caso você tenha o Adobe Flash Player instalado (se você consegue ver os vídeos disponíveis no próprio YouTube, é porque você tem), aparecerá um campo para que você possa procurar o vídeo que você deseja enviar, em seu computador. Depois disso, escolha se você quer que o vídeo seja público (todos podem assistir) ou privado (onde apenas você e os amigos do seu perfil no YouTube podem assistir o vídeo). Leia o termo de uso, clique no botão "upload video" e espere o processo acabar.

 Depois de enviar, o YouTube dará um link para o seu vídeo, agora é só enviar o link para os seus amigos e esperar o sucesso bater em sua porta! O processo pode demorar, afinal o YouTube recebe mais de 60 mil vídeos todos os dias, então o sistema pode demorar um pouco para converter o seu vídeo para o formato .flv, para que assim todos possam assisti-lo. =)

 Se o processo ainda estiver complicado, avisem que eu faço um tutorial com imagens, assim a coisa toda fica mais fácil. =)

 Não consigo assistir vídeos do YouTube, e agora?

download Download: Adobe Flash Player
(Você só precisa desse programa para assistir os vídeos no YouTube)

 Se você não consegue assistir aos vídeos do YouTube, sugiro que baixe a versão mais nova do Adobe Flash Player acima. Muitas vezes os usuários não conseguem assistir pois o JavaScript está desabilitado, não sei como ativar a ferramenta no Internet Explorer, portanto sugiro que você comece a usar o Firefox, com certeza que com ele os vídeos irão funcionar.

 Qualquer coisa é só comentar, até a próxima! =)

Postado ao som de:
Starsailor - I Don't Know
     Compartilhe esse post em seu Twitter, Facebook, orkut ou onde preferir! =)
111 comentários sobre o assunto

Exibindo os 10 comentários mais recentes. Veja todos os 111 comentários ou deixe o seu comentário.

Victoria's Secret O maior vídeo do YouTube!