SOPA PIPA

Vídeo: O que é a SOPA?
(Como a SOPA pode acabar a web como conhecemos)

 A essa altura do campeonato, com o apagão de um dia promovido pela Wikipédia gringa, o Reddit e muitos outros sites, além das mensagens de protesto em alguns dos sites mais acessados da internet como o Google e Facebook e agora (mesmo que indiretamente) com o fechamento do Megaupload, é muito provável que você já tenha ouvido falar no polêmico projeto de lei americano chamado SOPA (sigla para Stop Online Piracy Act ou Lei de Combate à Pirataria Online no nosso bom e velho português) que ameaça profundamente a internet como conhecemos hoje.

 Se você ainda não viu nada a respeito (em que planeta você vive?! Até a Luíza que está no Canadá tá sabendo...) sugiro que assista ao vídeo do início desse post mas basicamente a SOPA dá o poder ao governo americano e grandes corporações censurarem a internet em nome da "proteção da criatividade", tudo o que eles precisam é convencer um juiz que o site infrinja algum direito autoral. Em outras palavras o governo americano poderá, por exemplo, tornar inacessível o YouTube simplesmente porque um usuário enviou um vídeo de seu gato com uma música da Avril Lavigne de fundo o qual ele não tinha direito por ela.

 É verdade que o bloqueio só funcionaria nos EUA mas isso não significa que nós, usuários brasileiros, sairíamos ilesos. Se aprovada e seguida ao pé da letra, acredito que 90% da internet estaria a mercê da censura. O PortalCab inclusive poderia cair mesmo sem disponibilizar músicas ou filmes para download e os motivos são vários, seja pelas fotos das gostosas (já que boa parte são de revistas famosas) ou até mesmo o simples fato de usar posteres e trailers de filmes na seção de cinema sem pedir o consentimento dos grandes estúdios já seriam motivos para esse site virar lenda, ainda mais pelo fato do nosso blog está hospedado lá nos EUA e boa parte da receita vir do Google (uma empresa americana que seria obrigada a não mais efetuar nossos pagamentos).

 Mas quem estaria interessado num absurdo desses? Simples, a indústria do entretenimento como estúdios de cinema e grandes gravadoras que não se adaptaram muito bem as mudanças do tempo e sofrem perdas massivas em seus lucros (que ainda assim continuam bilionários) com a pirataria online. Mas o pior mesmo é como eles tentam, por meio da propaganda, defenderem suas ideias. Assistam ao comercial abaixo, é tão ridículo que chega a ser engraçado! =D

Vídeo: Comercial a favor da SOPA
(Tão ridículo, terrorista e sensacionalista que parece uma piada)

 Como se já não bastasse, lá no site oficial da campanha a favor da SOPA, os caras chegam ao absurdo de darem sugestões a respeito do que fazer durante o blackout promovido por alguns dos maiores sites da internet como ler um livro, assistir televisão, ir ao cinema ou, em outras palavras, voltarmos a década de 90 onde eles iriam caçar pessoas nas ruas que copiassem discos de vinil em fitas cassetes e jogá-los em calabouços dos grandes arranha-céus que servem como sede para suas corporações ou pior.

 Mas aparentemente toda a pressão exercida pelas empresas de tecnologia e da população funcionou e o bom senso falou mais alto. Ainda não foi dessa vez que o Mickey e sua turma criaram uma ditadura pois Barack Obama mandou avisar ao congresso americano que não aprovará a lei do jeito que ela está, ou seja, pelo menos agora a liberdade da internet ainda está segura e tomara que assim continue por toda eternidade. =)

Postado ao som de:
Incubus - If Not Now, When?
Cab Sobre Nerd0
     Compartilhe esse post em seu Twitter, Facebook, orkut ou onde preferir! =)
Steve Jobs, o cara da nossa era digital! Campanha ridícula a favor da SOPA