Gráfico com a evolução dos navegadores de internet

Gráfico: A evolução dos navegadores de internet
(Gráfico da evolução da internet feito pelo pessoal do Chrome)

 O Google Chrome completou 3 anos de existência agora no início de setembro e, para comemorar essa data tão especial, o Google (sempre ele) fez um gráfico interativo, muito bonito e interessante que mostra a evolução da internet desde o início do protocolo HTTP até os dias atuais onde o que só se fala é sobre o tal do HTML5 e suas maravilhas. =)

 O gráfico (feito em HTML5) e que por incrível que pareça pode ser visualizado em qualquer browser (desde que esteja atualizado), mostra uma linha do tempo que exibe o ponto exato em que novas tecnologias bastantes utilizadas na internet (como o javascript, css e HTML) foram criadas e evoluídas como também quando os navegadores e suas novas versões foram lançadas no mercado criando assim uma maneira muito interessante de entender a evolução da internet relacionando a evolução das linguagens com a dos navegadores.

 Além disso, o gráfico ainda traz screenshots de cada uma das versões dos navegadores mais populares existentes, desde o pré-histórico Mosaic, passando pelo finado Netscape chegando até as figurinhas carimbadas atuais que todo mundo conhece como o Internet Explorer, Opera, Firefox e Chrome. É muito interessante notar como os navegadores que antes eram espalhafatosos, cheios de animações e até mesmo no caso do Opera, com um banner horrível sugerindo que a pessoa comprasse a versão paga para se livrar daquilo, tornaram-se bem minimalistas abrindo espaço para o que realmente importa: O conteúdo da internet. =)

 Enfim, além de deixar qualquer cabeçudo velho de guerra nostálgico em poder rever os browsers que utilizava outrora, esse gráfico serviu para nos ensinar uma coisa: Temos que ser gratos ao Google pela graça alcançada com o seu navegador de internet. É claro que você pode preferir o Opera, Firefox ou até mesmo o Internet Explorer, mas fica claro o quão bem o Chrome fez para a evolução da internet e dos outros navegadores.

 A chegada do Chrome com o seu visual minimalista e o tempo de resposta extremamente rápido na criação de novas versões do seu navegador, visando ser compatível com todas tecnologias novas que aparecem, meio que forçaram os outros navegadores a também acelerar o ritmo de atualizações para não acabarem ficando para trás. O resultado é que hoje em dia vemos mais e mais aplicativos complexos voltados para web, tal como navegadores que passaram a ser meros coadjuvantes e valorizar o que realmente interessa na tela: A internet. =)

 Então é isso, nerds. Divirtam-se com o gráfico, busquem conhecimento e até a próxima! O/

Postado ao som de:
Feeder - Find the Colour
Cab Sobre Nerd0
     Compartilhe esse post em seu Twitter, Facebook, orkut ou onde preferir! =)
Ctrl F: Atalho útil e desconhecido por 90% das pessoas Tema do Chrome para o Firefox e Opera