Rivaldo

 Com o pouco tempo que falta para a Copa da Alemanha, começam a bater dúvidas na cabeça de todos os apaixonados por futebol – leia-se todos, apenas – da nação e, principalmente, do treinador da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira. Apesar do grupo já parecer fechado, ainda restam alguns jogadores brigando por posições, como, por exemplo, a lateral-esquerda, que tem uma boa briga entre Gustavo Nery e o jogador do Hertha Berlin, da Alemanha, Gilberto, pela reserva de Roberto Carlos. Outra posição que ainda está em aberto é a quarta vaga no ataque. Adriano, Ronaldo e Robinho já têm suas vagas certas, mas com a lesão de Ricardo Oliveira, que parecia ser o mais cotado para a última vaga, apareceram novas caras: Fred e Nilmar brigam para ser convocados.

Mas a posição que parece gerar mais dúvidas na cabeça do tetracampeão Parreira é a quarta vaga no meio campo. A verdade é que, nos últimos vinte anos, o Brasil nunca teve uma geração tão recheada de excelentes jogadores, principalmente do meio-campo para frente. Os dois maiores favoritos para ocupar essa posição são Alex, ex-Cruzeiro e Palmeiras, e atualmente no Fenerbahçe, da Turquia, e Ricardinho, que joga no Santos. Ambos são excelentes jogadores, e certamente merecem a convocação. Mas há um nome que devia, no mínimo, ser cotado, principalmente pelo seu incontestável talento e por tudo que fez nas últimas duas copas: Rivaldo.

 Não é possível entender como um dos dois maiores – talvez o maior – jogadores brasileiros das últimas duas copas, não é nem lembrado por ninguém, nem da imprensa nem da comissão técnica. Só um motivo pode ser descartado: não é por falta de futebol. Rivaldo, atualmente no Olympiakos, da Grécia, é um dos principais jogadores do time, o dono da camisa ‘10’. Levou-o à “dobradinha” (título da Copa Helênica e do Campeonato Helênico) essa temporada, e é um dos maiores ídolos da torcida. Fez o time ter uma campanha decente na Liga dos Campeões, terminando no 3o lugar de um grupo difícil, que tinha o excelente Olympique Lyon e o gigante Real Madrid, chegando inclusive a bater o clube espanhol, em casa, por 2x1, com um gol do pernambucano.

Rivaldo

 Os fatores que atrapalham ele são, certamente, a falta de ‘marketing’ e seu perfil desengonçado, o que gera uma certa repulsão por parte da imprensa. Não é nenhuma novidade que ele nunca deixou de ser contestado na seleção, mesmo sendo uma unanimidade no mundo todo. A mídia sempre reclamou de suas atuações, a não ser quando ele jogava irretocavelmente bem. Um momento chave para o esquecimento desse jogador, que foi o vencedor do título de Melhor do Mundo de 99, foi sua passagem pelo Milan. Não conseguiu se firmar no ‘rossoneri’ milanês, então, depois de ficar um mês sem clube, se transferiu para o Cruzeiro, depois do interesse de vários clubes do Brasil e do mundo. E esse tempo sem clube foi a desculpa para manda-lo embora da seleção. Para praticamente acabar com suas chances de voltar a vestir a canarinha, teve uma péssima passagem pelo time mineiro, e a terminou com uma conturbada saída, em consideração ao treinador Wanderley Luxemburgo, que havia sido demitido. Depois desse semestre conturbado, foi bater na Grécia, onde conseguiu reencontrar seu grande futebol.

 Rivaldo precisa de uma nova chance na seleção, para mostrar que ele ainda tem capacidade de grandes feitos. Provavelmente ele não terá vaga no time titular, pois é impossível negar que haja dois meias melhores no Brasil do que Kaká e Ronaldinho. Mas pelo menos para o banco ele deveria ser convocado; o Brasil ficaria com um banco mais forte do que já tem – um meio-campo reserva que a maioria das seleções gostaria de ter como titular: Gilberto Silva, Renato, Juninho e Rivaldo, todos excelentes jogadores. Certamente, ele tem mais capacidade de decidir um jogo do que Ricardinho e Alex, e se fosse convocado provavelmente não iria decepcionar, seria um excelente referencial para sua carreira, que está chegando ao fim: infelizmente, o mundo do futebol está perdendo mais um craque.

pedro galindo piteka

Alguns vídeos para complementar:

vídeo Rivaldo aos 43 minutos do segundo tempo
(Golaço na vitória contra o Valência por 3x2)

vídeo Melhores gols do Rivaldo
(uma compilação com os melhores gols antigos do Rivaldo)

     Compartilhe esse post em seu Twitter, Facebook, orkut ou onde preferir! =)
30 comentários sobre o assunto

Exibindo os 10 comentários mais recentes. Veja todos os 30 comentários ou deixe o seu comentário.

Prepare alguns litros de café