MSL Curiosity em seus testes na Terra

Vídeos da Curiosity
(Vídeos desde os preparativos até o pouso do veículo em Marte)

Pouca gente sabe mas hoje, 6 de agosto, ocorrerá um dos maiores feitos da história da engenharia humana que eu tenho notícia. O veículo-robótico Curiosity aterrissará em Marte para uma série de missões de exploração com o objetivo de coletar dados para responder perguntas como, por exemplo, se já existiu vida em Marte e por aí vai. Como estamos em época de Olimpíada, acredito que a mídia não está dando muita bola para isso, então decidi fazer esse post a respeito do assunto porque isso é supimpa demais para deixar passar em branco! =D

É verdade que não será o primeiro "veículo-robótico" feito por terráqueos a tocar o solo de Marte mas, sem dúvidas, é o projeto mais ambicioso. A começar pelo tamanho do brinquedo, ele é 3x maior que a Spirit e Opportunity, além disso ele tem como destino um lugar bem específico do planeta vermelho. O objetivo é aterrissar a Curiosity em Gale, uma cratera causada por um impacto há 3.5 bilhões de anos com mais de 150 km de diâmetro.

Parece fácil, mas se você levar em consideração que a Curiosity teve que fazer uma viagem de 8 meses e meio e pousará num lugar bem específico de Marte é algo incrível. Como se não bastasse ele terá que desacelerá da sua atual velocidade de cerca de 20 mil km/h para algo próximo de zero é algo extremamente surreal. Para completar ela terá que fazer tudo isso sozinha, já que qualquer comando enviado da Terra para o módulo demora pelo menos 14 minutos para chegar em Marte.

Então para pousar com segurança esse laboratório ambulante com mais de 900 kg de equipamentos de alta tecnologia, os engenheiros da NASA criaram uma rotina tão incrível que eu ouso dizer que nem os melhores roteiristas de ficção científica hollywoodianos seriam capazes de pensar em algo parecido. =P

Ao chegar na atmosfera marciana, que não ajuda nem um pouquinho por ser bem menos densa do que a do nosso planeta, o módulo da Curiosity iniciará uma série de processos automatizados que os nerdões da própria NASA decidiram intitular como os "7 minutos de terror".

O primeiro passo da Curiosity será vencer a atmosfera marciana, que esquentará suas fuças a cerca de 1600º célsius. Esse atrito todo fará com que o módulo desacelere para algo em torno de 1600km/h (ainda assim mais rápido do que a velocidade do som). Para ela não se espatifar em Marte nessa velocidade, o maior paraquedas supersônico já feito. O problema é que por conta da atmosfera do planeta vermelho ser tão pouco densa, o paraquedas sozinho não vai dar conta do recado. É aí que algo extraordinário acontece: A Curiosity se desprende do paraquedas e um módulo com uns motores passa a funcionar para diminuir ainda mais a velocidade de queda.

Como se já não fosse complicado o suficiente, esse processo gera um pequeno problema, se a Curiosity pousasse no solo marciano acoplada a um motor, a quantidade de poeira gerada no processo poderia comprometer alguns dos instrumentos mais sensíveis, então a Curiosity é inçada por uma corda! Aí quando a Curiosity tiver bem a vontade no solo, o módulo com o motor se desprenderá dela, acelerará para cair a uma distância segura do veículo!

Tá, eu sei que estamos falando de algumas das pessoas mais brilhantes da Terra mas essa falta de controle dá uma ansiedade. Sentimento esse compartilhado por uma penca de pessoas já que a NASA pretende cobrir a aterrissagem ao vivo a partir das 2h:30 da madrugada em seu site oficial.

Portanto se você tá de bobeira e é nerd o suficiente para achar esse assunto "da hora", eu recomendo que você compre uns red bulls e prepare-se para o evento mais sensacional da engenharia mecânica de todos os tempos. Boa diversão e até a próxima! O/

Primeira imagem da Curiosity em Marte

[Atualização] YAAAAAAAAAY! A Curiosity aterrissou em Marte conforme esperado, mais incrível ainda é que ela já começou a enviar as primeiras imagens de suas aventuras pelo 4º planeta do nosso sistema solar. A imagem ao lado é o primeiro thumbnail enviado pela MSL direto de Marte. Fé na humanidade restaurada, agora posso dormir em paz. =D

Nota: Esse post foi feito as pressas para que vocês fossem avisados a tempo do evento ao vivo. A medida que novas informações forem aparecendo, eu atualizo o texto. =)

     Compartilhe esse post em seu Twitter, Facebook, orkut ou onde preferir! =)
Até quando teremos que lidar com os erros de arbitragem no futebol?