Google Talk

 Não tenho nada contra o MSN Messenger, sempre foi muito útil pra um nerd de primeira como eu e cheio de recursos (o qual eu não chego a usar nem metade). Pois bem, o tempo passa e o MSN vai e inventa de deixar as pessoas colocarem a vontade seus emoticons grandes e piscantes, com um pouco mais de tempo a coisa vira moda e todas as conversas tinham que ter um deles, não demorou muito desde então e várias pessoas já estavam substituindo todas as teclas do teclado por gifs piscantes referentes a letra o qual ele gostaria de falar, e inevitavelmente damos de cara com a poluição visual (se já não bastasse conviver com elas em grandes cidades).

 Procurando uma alternativa, logo me deparo com o Yahoo! Messenger nova janela, lindão, limpo, cheio de recursos e totalmente integrado ao site mais fod* da internet (depois é claro do PortalCab). Tudo isso com um único problema, extremamente pesado e com quase nenhum contato, o que fez por obrigação (já que eu não consegui convencer meus amigos a mudarem) que eu continuasse a utilizar o MSN. (Agora não mais já que os 2 já conversam entre si, mais isso é assunto pra outro post).

 Órfão de um comunicador instantâneo, eis que o Google nova janela decide entrar na brincadeira. Como bom nerd fissurado pelo Google e seus produtos que sou, logo baixei e me apaixonei pelo programa basicamente por unir 4 coisas das quais eu gosto muito: flexibilidade, integração, qualidade e conveniência. Mas como é na vida, tudo não foi as mil maravilhas e o pessoal do Google pelo jeito "esqueceu" de colocar uma das coisas que mais costumo usar nos outros comunicadores, transferência de arquivo... Como nem todos os seres humanos são tão simplistas como eu a coisa não caiu no grado do público e logo ficou de lado também (hoje só deixo ele aberto para responder e-mails do PortalCab assim que eles chegam).

 Mas o tempo veio de novo (se você está com problemas, dê eles ao tempo, é impressionante como esse danadinho resolve as coisas) e para comemorar seu aniversário de 1 ano, o Google cria uma nova versão com transferências de arquivo e um tal de voicemail (uma daquelas ferramentas que ninguém nunca vai usar, mas que com certeza deixa as empresas de telefonia com os cabelos em pé). Além disso adicionou o recurso de mostrar aos seus contatos que música você está escutando, embora essa integração pareça não ter nenhuma funcionalidade, é altamente  capitalista pois o serviço de música do Google pode assim medir a popularidade das músicas, criando estatísticas sobre o fato, e todo mundo sabe que em um mundo capitalista e globalizado quem tiver mais números em mãos, tem chances maiores de dominar o mundo. Como bom defensor da privacidade de seus usuários, o Google não libera tal recurso sem antes perguntar aos usuários se os mesmos desejam liberar seu gosto musical ao serviço. =)

 Enfim, podemos acabar esse texto realçando a simplicidade e leveza do programa, porém o mesmo não trás nada de novo contra os comunicadores já existentes no mercado o que faz me perguntar se realmente vai dá certo. Talvez o pessoal do Google pudesse tentar fazer algo mais agressivo como o Yahoo! e começar a integrar seus serviços. Já imaginou você conversando com um amigo, decide por lá mesmo acessar o perfil dele no orkut, no orkut ao lado do endereço existiria um link que acionaria o Google Earth, que mostraria onde seu amigo mora, o caminho mais rápido para chegar lá e outras coisas legais assim. Não seria incrível? Pois é, ainda é um sonho e que no meu ponto de vista limitado não parece ser muito difícil de se fazer, o que acaba me levando a perguntar o que essas grandes empresas tem na cabeça.

     Compartilhe esse post em seu Twitter, Facebook, orkut ou onde preferir! =)
3 comentários sobre o assunto
Opera, o melhor navegador da internet? O Professor de música que se tornou milionário jogando videogame