Time Lapse

179 time-lapses reunidos em um único vídeo
(Coletânea em HD de time-lapses nos mais belos cantos do mundo! =D)

 Imagine essa cena em um filme: Um casal marca, às 10 da manhã, um jantar romântico para essa noite, só que a próxima cena já será o jantar. Para fazer uma transição suave, muitos diretores usam uma técnica chamada Time-lapse onde mostram uma coisa que demoraria horas para acontecer em poucos segundos, como o sol fazendo todo o seu trajeto até se por ou a lua surgindo no horizonte enquanto o dia escurece, esse recurso sempre rende uma bela cena. =)

 O "Time-Lapse" também é bastante utilizado em documentários relacionados a natureza, onde coisas muito bonitas demoram horas, dias, meses e até mesmo anos para ocorrer como, por exemplo, uma flor desabrochando ou ainda as nuvens de uma tempestade se aproximando, reações químicas e outras coisas legais do tipo. =)

 Mas não é só, as possibilidades são várias. Por exemplo, enquanto pesquisava conteúdo para esse post, vi no flickr uma foto de uma câmera adaptada para fazer tal técnica. Pior é que o cara instalou ela para acompanhar a construção de sua nova casa! Pessoas ociosas costumam fazer o provável e improvável para se manterem ocupadas.

vídeo Vídeo: Time-Lapse 1
(Técnica cinematográfica incrível! =D)

 O vídeo acima, criado por Jordan J Mallari, é um bom exemplo de como o Time-Lapse pode ser bem empregado. O cara visitou um monte de locais ao redor do mundo fotografando os locais utilizando essa técnica e fez esse vídeo bem legal. Mas não é só, saquem esse outro vídeo e aprecie a beleza das imagens aliadas a uma excelente trilha sonora:

vídeo Vídeo: Time-Lapse 2
(Imagens simplesmente incríveis! *_*)

 Mas como exatamente isso é feito? Time-lapse é uma técnica fotográfica utilizada no cinema em que cada frame do filme é capturado em uma frequência muito menor do que a que será projetada. Assim, quando iniciado em uma velocidade normal, o tempo parecerá que está passando rápido nas imagens criando esse efeito maravilhoso. =D

 Em outras palavras, os caras deixam a câmera programada para tirar uma série de fotos durante um determinado tempo, depois coletam essa imagens, juntam elas em sequência e aí acabamos tendo a impressão de que a imagem está acelerada. =D

 Os filmes e vídeos que costumamos assistir geralmente são capturados a uma velocidade de 24 frames por segundo, a mesma velocidade a qual são projetados. Isso significa que 24 fotografias passarão em um segundo, dando assim uma sensação de movimento aos nossos olhos fiel ao que foi gravado. Quando menos frames são capturados no mesmo segundo, ao serem passados na velocidade padrão do projetor, as imagens parecerão estar aceleradas, criando assim o efeito de Time-Lapse. =)

 A definição de time-lapse é bem ampla, tanto é que filmes antigos que costumavam ter 16 f/s ao serem assistidos em projetores de 24 frames por segundo também podem ser considerados nessa categoria, afinal, a imagem também está acelerada em comparação a sua velocidade original.

 Você pode criar agora mesmo um vídeo em time-lapse, basta deixar sua câmera gravando um local bastante movimentando por horas, passar as imagens para o computador e acelerar o vídeo. Pronto! Difícil mesmo é torná-lo uma obra de arte. O método utilizado por profissionais é um pouco mais complexo, eles tiram fotos em um espaço de tempo determinado e depois juntam todas as milhares de fotos formando o filme, assim eles podem passar muuuito mais tempo acompanhando o objeto em foco economizando bilhões de frames e toneladas de bytes que seriam desperdiçados se eles estivessem filmando. =)

 Legal, não? Pois é, caso tenha apreciado os vídeos acima, o blog do "Loko na rede" fez uma excelente coletânea com uns 10 vídeos que utilizam a técnica de maneira genial e o melhor, todos em alta resolução. Enfim, boa diversão e até a próxima!

 Ah, e antes que eu me esqueça, gostaria de agradecer ao Luiz Murillo por todas as explicações prestadas. Valeu! =D

Postado ao som de:
Hey Monday - Homecoming

Foto do post por sharkzƒan, vídeos indicados pelo Loko na Rede, valeu!

     Compartilhe esse post em seu Twitter, Facebook, orkut ou onde preferir! =)
Os indicados ao Oscar 2009! =D 179 time-lapses ao redor do mundo em um único vídeo